Nunca é tarde demais! Cinco hábitos que aumentam a longevidade

Por Kipp Saúde

21 de outubro de 2021

Mundo Kipp

Por Kipp Saúde

21 de outubro de 2021

Essa é a hora de adotar novos hábitos e ganhar muita qualidade e anos de vida

Você já pensou em fazer mudanças no seu estilo de vida, mas desistiu rápido, pensando que é tarde demais para aprender novos hábitos?

É hora de mudar esse pensamento, porque nunca é tarde para adotar novas práticas saudáveis.

Em um famoso estudo sobre envelhecimento, o Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA), a Universidade Johns Hopkins avaliou mais de 6000 pessoas entre 44 e 84 anos por mais de 7 anos e chegaram à conclusão de que aqueles que fizeram mudanças tais como parar de fumar, seguir uma dieta mediterrânea, fazer exercício regularmente e manter o peso saudável diminuíram seu risco de morte no período em 80%!

As mudanças no estilo de vida não apenas fazem você ter mais saúde, mas também reduzir o impacto do processo de envelhecimento – por dentro e por fora.

Confira 5 dicas para mudar seu destino nos anos que você tem pela frente:

Exercite-se com mais frequência

Exercício reduz suas chances de doença do coração, diabetes tipo 2, pressão alta e alguns cânceres. Esse efeito leva a um fenômeno que especialistas chamam de “compressão da morbidade”. Isso quer dizer basicamente que você fica saudável por mais tempo nos seus últimos anos de vida, “empurrando” mais para o final da vida o tempo de convívio com doenças crônicas e seus sintomas.

É tudo o que a gente quer né? Viver bastante, mas com saúde!

O exercício também melhora dores crônicas, reduz o risco de quedas, entre muitos outros benefícios para o corpo e para a mente!

Converse com seu médico sobre quais tipos de exercícios combinam melhor com o seu grau atual de atividade e com as condições de saúde com as quais você lida. Depois, comece devagar, até um nível que seja confortável para você, e dê preferência ao acompanhamento de um personal trainer. Alguns exemplos de exercícios que servem para a maioria das pessoas são: o Tai chi, o yoga, a caminhada e exercícios na água. O mais importante é encontrar algo que você curta fazer!

Comer Saudável

Há muitas dietas por aí que fazem a pessoa perder peso. Mas não estamos falando apenas sobre manter-se no peso ideal. Além de ser a dieta mais recomendada para prevenção de demência, a dieta mediterrânea também é reconhecida pelos cientistas como capaz de reduzir o risco de doença cardíaca, diabetes e alguns cânceres.

No menu você vai encontrar: muitas frutas, legumes, grãos integrais, azeite de oliva, peixe e frutos do mar. É uma dieta pobre em carnes, açúcares e comidas processadas.

Mas conte com a Ekipp de saúde para discutir o que é mais apropriado para você. Nossa nutricionista pode recomendar que você adicione ou remova certos alimentos ou que mude completamente para um tipo de dieta específica, dependendo das suas condições de saúde.

Dormir bem

Dormir bem previne o surgimento de implicações na memória, nas emoções, no peso e na sua aparência! Com o passar dos anos, pode ser mais difícil pegar no sono e manter-se dormindo. No entanto, o número de horas de sono recomendadas permanece o mesmo.

A maior parte dos distúrbios de sono na população mais velha é resultado de ronco, efeito adverso de medicações e problemas de saúde, tais como: doença do refluxo, depressão e problemas urinários, que fazem o sono ser mais interrompido.

Falar sobre esses problemas com seu médico de família é o primeiro passo. Você também pode desfrutar de um sono melhor se seguir nossas dicas de higiene do sono .

Parar de fumar

Você sabia que apenas 24h após parar de fumar há uma redução no risco de infarto? Estudos da universidade Johns Hopkins em conjunto com outros centros descobriram que parar de fumar na meia idade diminui pela metade o risco de morrer cedo!

Exercícios físicos podem ajudá-lo com o vício pela nicotina e a lidar com sintomas de abstinência. Fazer exercício no horário do dia que você mais precisa do cigarro pode ser uma boa estratégia para ajuda-lo a se distrair dos momentos de fissura. Se ainda tiver dificuldades, marque uma consulta com sua médica de família para fazer um tratamento personalizado.

Desafiar o seu cérebro

Aprender uma nova língua ou instrumento, dirigir por um caminho novo, a verdade é que seu cérebro adora novas tarefas. Tenha como meta continuar aprendendo sempre!

É esperado experimentar um declínio cognitivo com a idade, mas há sempre formas de prevenir lapsos de memória e, até mesmo, demência. Adultos mais velhos aumentam sua chance de manter uma mente saudável cultivando hábitos como:

• Exercícios diários;
• Rotina de dieta saudável;
• Noites de sono bem dormidas;
• Aprendizagem de novas atividades;
• Vida social saudável;

Se você nem imagina como dar início ao programa de cuidados tão complexo como esse, você pode e deve contar com a Ekipp de saúde, composta por médicos, nutricionista, psicólogo, educador físico e enfermeira, dedicados sempre no cuidado preventivo e capazes de planejar a sua saúde do melhor jeito que existe: com você.

Fonte: The Johns Hopkins University, The Johns Hopkins Hospital, and Johns Hopkins Health System. Disponível em https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/its-never-too-late-five-healthy-steps-at-any-age



Quer saber sobre a Kipp? Conheça nossas redes sociais.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!