5 Benefícios de seguir uma jornada de saúde

Por Kipp Saúde

13 de dezembro de 2021

Mundo Kipp

Por Kipp Saúde

13 de dezembro de 2021

O objetivo é claro: produzir saúde e não apenas tratar doença.

Imagine que você acorda um dia e apresenta uma dor intensa na região da “boca do estômago”. Você tem um bom plano de saúde e resolve marcar um gastroenterologista, imaginando que a dor é de origem gástrica. O especialista tem consulta para a próxima semana. Os dias passam, a dor vai e vem e você espera pela consulta. O médico faz perguntas. Seu olhar é voltado para as doenças do sistema gastrintestinal, sua especialidade. Ele pede exame de endoscopia que vem normal. Dias depois, você sofre um infarto. Aquela dor, que parecia do estômago, era, na verdade, o que chamamos de “equivalente isquêmico” – uma dor que parece outra coisa, mas é do coração. É especialmente comum em mulheres e diabéticos. O médico errou? Não, na verdade, o sistema de saúde é que não está organizado da melhor maneira. O ideal é que você tivesse passado por um médico de família, com um olhar abrangente e sem os “vícios diagnósticos” de sua especialidade. Alguém que te olhasse e conhecesse como um todo, soubesse de seus fatores de riscos, hábitos e antecedentes. A chance deste médico ter acertado o diagnóstico seria maior.

Não seria super bacana, você não ter apenas um cardápio de serviços de saúde disponível, o qual você precisa ler e decidir sozinho como usar, mas sim, uma equipe para guiá-lo para usar o plano da melhor maneira, acompanhado e de forma personalizada?

E tudo isso não tem nada a ver com excessos de camadas no atendimento: Harvey Fineberg, médico norte-americano reconhecido internacionalmente, ressalta que, para ser bem-sucedido, o sistema de saúde precisa apresentar o seguinte tripé:

1) pessoas saudáveis;

2) um cuidado efetivo, seguro e centrado no paciente;

3) justiça: um sistema que trata todos da mesma maneira e é justo também com os profissionais.

Esse tripé está diretamente relacionado à importância de se estabelecer uma jornada de saúde formada por profissionais como médicos de família, enfermeira de família, educador físico, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, atuando em conjunto de forma preventiva e contínua. Nela, todo mundo sai ganhando: o cliente, com alta resolutividade de suas queixas já no primeiro ou em poucos atendimentos; a equipe de saúde, que consegue traçar diagnósticos de prognósticos mais assertivos por já estabelecer um relacionamento com o paciente; além do sistema de saúde, que otimiza recursos, e trabalha focado na prevenção em vez de mitigação de problemas.

Essa foi só a primeira vantagem! Entenda mais quatro benefícios de se ter uma jornada de saúde guiada:

Mais acesso:

Com mais resolutividade nos primeiros contatos, todos ganham mais opções de atendimento, fazendo com que os agendamentos sejam mais rápidos e as consultas mais assertivas.

Olhar como um todo:

Seu corpo é um todo. O ideal é que você passe por um médico, com um olhar amplo e sem os “vícios diagnósticos” de sua especialidade. Alguém que te olhasse e conhecesse como um todo, soubesse de seus fatores de riscos, hábitos e antecedentes. A chance deste médico acertar o diagnóstico seria maior do que você decidir sozinha em qual especialista ir.

É a mesma coisa de você subir ao último andar de um arranha-céu: se você for ao terraço, terá a vista panorâmica da cidade, em diversos ângulos. Porém, se você não subir ao terraço e ficar apenas em uma das janelas, só um lado da cidade poderá ser enxergado e contemplado.

Resolutividade:

Uma equipe altamente qualificada consegue resolver de 80% a 85% dos problemas de saúde das pessoas ao longo da vida, incluindo prevenção, tratamento, realização de pequenos procedimentos, aconselhamento para mudança de hábitos e atendimento de pequenas urgências. Tudo isso sem ficar esperando meses por consultas e exames.

Cuidado integral:

Voltemos à visão do topo do arranha-céu. Imagina um pintor talentoso executando pinceladas enxergando a cidade apenas por uma janela, e outro artista igualmente talentoso no terraço desse mesmo prédio, tendo uma visão 360° da cidade. São perspectivas bem diferentes, não? O cuidado com a saúde é a mesma coisa: o cuidado integral possibilita ter um prontuário único, com todas as suas informações de saúde ao longo da vida de forma única, individualizada, considerando desejos, opiniões e crenças dos clientes.

Na Kipp, produzimos saúde e não tratamos somente a doença.



Quer saber sobre a Kipp? Conheça nossas redes sociais.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!